terça-feira, 6 de março de 2012

Resenha: O Drama do Calvário

Segundo as próprias palavras do autor, O Drama do Calvário é "uma declaração de amor a Jesus". Neste livro, com uma narrativa apaixonada e, emocionante e, em certos momento, tensa, o Pastor Isaltino Gomes Coelho Filho narra a sucessão de frases proferidas por Jesus Cristo na cruz do calvário, e muito mais, para delas extrair um estudo detalhado de cada uma delas.


Um drama, como define o altor. Mas, o que vem a ser um drama, exatamente? Os dicionários  Houaiss e Aulete o definem como "forma narrativa em que se figura ou imita a ação direta dos indivíduos", "texto em verso ou prosa, escrito para ser encenado" ou mesmo a "encenação desse texto". Na vida real, drama é um conjunto de acontecimentos complicados, difíceis, causando dano, dor, sofrimento (http://pt.wikipedia.org/wiki/Drama). O drama vivido por Jesus na cruz, após ter sido julgado, torturado, humilhado, provocou e provoca até hoje comoção em nossos corações. Como um homem inocente fora tão injusta e covardemente condenado à morte daquela maneira?


Exausto, sentido dores profundas, entregue à morte certa, Jesus ainda teve tempo para proferir um série de célebres frases que mudaram o mundo para sempre, conforme o autor as nomeia e analisa:


A Primeira Fala do Ator Principal - Um Pedido de Perdão: Lucas 23:34


A Segunda Fala do Ator Principal - Uma Promessa de Segurança Pessoal: Lucas 23:39-43


A Terceira Fala do Ator Principal - Surge uma Nova Família ao Pé da Cruz: João 19:26-27


A Quarta Fala do Ator Principal - Um Grito de Perplexidade: Mateus 27:46


A Quinta Fala do Ator Principal - Só Agora Ele Expressa sua Necessidade: João 19:28


A Sexta Fala do Ator Principal - O Fim se Aproxima: João 19:30


A Sétima Fala do Ator - O Fim Chegou: Lucas 23:46


São analisadas, ainda, as falas do procurador romano Pôncio Pilatos e sua participação no enredo, denominando-o de "um personagem patético". Detalhista, a autor chega a citar o significado do nome de Pilatos e pormenores sobre sua carreira em roma (p. 93).


Ele prossegue, trazendo à luz do leitor envolvido com a profundidade do texto, questões não apenas teológicas, mas fatos históricos, como a suposta morte de Pilatos, narrada pelo historiador grego Eusébio de Cesareia (EUSÉBIO DE CESAREIA. História Eclesiástica. São Paulo: Editora Novo Século, 1999, p. 54), culminando no silêncio final do autor do drama (Mateus 26:46).


Havia sido concluído o maior drama já presenciado pela humanidade, culminando na morte de um inocente que derramou seu sangue na cruz para pagar por nossos pecados. A cruz, que parecia o fim de tudo, na realidade foi "seu lugar de triunfo sobre o império do mal" (p. 129).


Narrativa profunda e apaixonada (e, por que não, apaixonante?), detalhes teológicos, citações de uma série de renomados comentaristas do Brasil e do mundo, o Pastor Isaltino nos oferta com primazia esta obra prima da literatura cristã brasileira.


Título: O Drama do Calvário
Autor: Isaltino Gomes Coelho Filho
Editora: Abba Press
Páginas: 136
Onde Comprar: www.abbapress.com.br


















Exemplar gentilmente cedido pela editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu? Gostou? Tem críticas? Sugestões? Por favor, deixe um comentário!!!