segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Resenha: História e Religião de Israel

Há alguns anos, venho estudando o judaísmo e buscando diversas fontes de referência, sejam sites na Internet, matérias em revistas, livros... e este livro de Jorge Pinheiro, História e Religião de Israel - Origens e Crise do Pensamento Judaico, chamou-me muito a atenção. A começar pelo título, que, sendo claro, direto e específico, remete o leitor a exatamente o que ele pode esperar de uma obra como essa, sem contar a sobriedade da capa, que salta aos olhos de qualquer um.


História e Religião de Israel, nas palavras do autor, é uma obra cujo objetivo é "apresentar o judaísmo em sua historicidade, abrindo o diálogo entre ele e o cristianismo naquilo que têm em comum: sua origem...". Com uma narrativa detalhista e pormenorizada, porém não enfadonha, o autor discorre sobre a aliança de D'us com Abrão, a formação da identidade do povo hebreu, a terra prometida, passando pela influência grega de 333 a 63 a.C, a insurreição dos Macabeus, o período neotestamentário e o surgimento do rabinismo, após a destruição de Jerusalém no ano 70 da era cristã.


As inúmeras "questões para reflexões e debate", sugestões de "leitura complementar" e notas de rodapé tornam a obra um livro de referência, o qual, como obra acadêmica, não se limita às suas próprias páginas, mas incentiva o leitor a se tornar um pesquisador e prosseguir em uma busca constante por conhecimento e se aprimorar no assunto tratado.


Clique p/ Fechar

Título: História e Religião de Israel - Origens e Crise do Pensamento Judaico
Autor: Jorge Pinheiro
Editora: Vida Acadêmica
Páginas: 176
Onde Comprar: www.editoravida.com.br


Acervo Próprio

2 comentários:

  1. Será que o livro fala que a terra prometida era a Palestina, que compreendia toda aquela região.
    É sempre bom lembrar que quem conta uma história, quase sempre a conta a partir do seu desejo.
    Entretanto, o Fato sempre supera as versões.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor, Beth!!!

    Muito obrigado por visitar nosso blog e deixar seu comentário. Convido-a a visitar o blog do autor para que você possa buscar mais informações sobre este e outros livros publicados por ele: http://jorgepinheirosanctus.blogspot.com/

    Que o Senhor D'us de Israel abençoe grandemente a você e aos seus!!!

    ResponderExcluir

Leu? Gostou? Tem críticas? Sugestões? Por favor, deixe um comentário!!!